sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ulisses, Vasco e companhia... e o Mar de Plástico

Ontem, no Auditório Municipal de Portel, a comunidade escolar assistiu a uma dramatização com algumas das principais personagens das obras que foram trabalhadas em sala de aula nos diferentes anos e turmas. Uma forma diferente de apresentar as temáticas desenvolvidas ao longo do projeto e de sensibilizar a comunidade para alguns dos problemas do Oceano.

Juntámos Ulisses a Vasco da Gama e Bartolomeu Dias numa viagem onde venceram medos, monstros (e sem esquecer Polifemo). Conheceram Ombela, a deusa da chuva e lembraram viagens e guerras. Trouxeram a palco a Guerra de Tróia e o seu famoso cavalo. Nesta viagem, uma gaivota acompanhou-os e falou-lhe das "ilhas misteriosas" que se formaram no Oceano. 


Ajudados por Éolo, encontraram Circe que lhes trouxe as primeiras notícias do fundo do Mar: a poluição do plástico. Não os transformou em porcos, mas quer transformar o Homem num ser mais consciente do problema que temos.

Telémaco, com a sua capacidade de antecipar o futuro, mostrou a todos que também o rei D. Carlos não conhecia o "mar de plástico".

E a viagem de Ulisses e Vasco prossegue até ao encontro com as sereias do Alqueva, em plena manifestação, contra a pesca intensiva. No final, Ulisses e Vasco acabam por ficar "enfeitiçados" pelas suas revindicações e todos gritam: "Come o peixe certo!"


No final, reuniu-se o Concílio dos Deuses do Olimpo, presidido por Zeus que marcou esta reunião para perceber o que se pode fazer para solucionar os problemas do Oceano. 





No final da viagem, um presente de Vasco para o seu amigo Ulisses: o cante alentejano. 


Uma tarde excelente, com muitos talentos na dança, na música e na representação. Ficará certamente na memória de todos. Agradecemos a todos os alunos, professores e funcionários que contribuíram para a concretização desta atividade do projeto Ler+Mar do nosso Agrupamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário