quinta-feira, 25 de julho de 2019

Na hora de avaliar...

Numa perspetiva de flexibilidade curricular, o tema Mar foi aprofundado através das dimensões: literária, ambiental e histórica e, ao longo deste ano letivo, construímos um projeto que nos permitiu fazer diferentes “leituras” sobre o Mar.

O seu desenvolvimento constituiu uma importante estratégia no nosso Agrupamento, não só pela transversalidade entre áreas curriculares e diferentes níveis de ensino que se cruzaram em diferentes atividades/ações que envolveram a leitura , mas também pela articulação entre turmas de diferentes escolas (Centro Escolar de Portel, EB1/JI de Monte do Trigo e EB 2,3 D. João de Portel) e contou com a colaboração de vários parceiros (Biblioteca Escolar, Pais e Enc. de Ed., Biblioteca Municipal, Câmara Municipal, Direção Geral da Política do Mar).

Conseguimos alcançar os objetivos a que nos propusemos e, desta forma, promover a literacia dos oceanos junto dos alunos, dos professores e da comunidade local, contribuindo para uma sociedade mais informada e sensibilizada para os recursos e potencialidades do mar.

 O balanço final foi bastante positivo não só pela maior valorização da escola por parte dos alunos e encarregados de educação, pela maior motivação e consolidação das aprendizagens realizadas em sala de aula, pelo maior desenvolvimento ao nível das competências pessoais e sociais, nomeadamente, no que diz respeito ao empenho, responsabilidade, tolerância, espírito crítico e respeito pela diferença.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário