Numa perspetiva de flexibilidade curricular, o tema Mar foi aprofundado através das dimensões: literária, ambiental e histórica e, ao longo deste ano letivo, construímos um projeto que nos permitiu fazer diferentes “leituras” sobre o Mar.
O seu desenvolvimento constituiu uma importante estratégia no nosso Agrupamento, não só pela transversalidade entre áreas curriculares e diferentes níveis de ensino que se cruzaram em diferentes atividades/ações que envolveram a leitura , mas também pela articulação entre turmas de diferentes escolas (Centro Escolar de Portel, EB1/JI de Monte do Trigo e EB 2,3 D. João de Portel) e contou com a colaboração de vários parceiros (Biblioteca Escolar, Pais e Enc. de Ed., Biblioteca Municipal, Câmara Municipal, Direção Geral da Política do Mar).
Conseguimos alcançar os objetivos a que nos propusemos e, desta forma, promover a literacia dos oceanos junto dos alunos, dos professores e da comunidade local, contribuindo para uma sociedade mais informada e sensibilizada para os recursos e potencialidades do mar.
O balanço final foi bastante positivo não só pela maior valorização da escola por parte dos alunos e encarregados de educação, pela maior motivação e consolidação das aprendizagens realizadas em sala de aula, pelo maior desenvolvimento ao nível das competências pessoais e sociais, nomeadamente, no que diz respeito ao empenho, responsabilidade, tolerância, espírito crítico e respeito pela diferença.
.
Projeto desenvolvido no âmbito do Ler+Mar 2018.19
quinta-feira, 25 de julho de 2019
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Neste final de projeto resta-nos agradecer a todos aqueles que ajudaram na sua concretização e que fizeram parte desta enorme equipa de tr...
-
No Oceanário de Lisboa, encontrámos algo que nos impressionou: - um peixe feito com chinelos de plástico - um polvo construído...
-
Nos dias 26 de janeiro e 1 de fevereiro, as turmas do 6ºano rumaram até Lisboa para assistir à peça de teatro "Ulisses", onde ...
Sem comentários:
Enviar um comentário